O Seguro Garantia é voltado para dar segurança a empresas e órgãos públicos quanto ao cumprimento de contratos, ao indenizar pelo descumprimento de acordos (obrigações contratuais) em diversas modalidades.
Segurado: é quem contrata, ou seja, o beneficiário da apólice. Pode ser também a Receita Federal, representada ou não por quaisquer secretarias governamentais.
Tomador (contratado): é quem assume junto ao segurado o cumprimento das obrigações contratuais, conforme especificados no contrato.
Seguradora: garante ao segurado o pagamento da indenização em caso do não cumprimento do contrato.
As modalidades em que atuamos são as seguintes:
- Concorrência: garante a assinatura do contrato no sucesso da concorrência pelo participante (alguns processos licitatórios exigem a contratação desta modalidade).
- Execução de Obras e Projetos, Fornecimento de Bens e Pretação de Serviços e Trabalhista: o contratado apresenta o seguro como garantia do cumprimento do contrato. Tem ainda a opção de contratar a cobertura para Riscos Trabalhistas, que garante o reembolso ou o pagamento resultantes de ações trabalhistas decorrentes do contrato firmado entre as partes. Para o executante construtor, há garantia de término da obra.
- Adiantamento de Pagamento: garante ao segurado a devolução do valor antecipado a título de adiantamento de recebíveis para viabilizar o cumprimento do objeto contratual.
- Retenção de Pagamento: há contratos que preveem a retenção de parte do pagamento a ser feito, como forma de garantia, até que o trabalho seja concluído. O seguro substitui essa garantia, liberando integralmente o pagamento.
- Perfeito Funcionamento: garante ao segurado que as especificações de funcionamento constantes no contrato sejam atendidas na sua totalidade.
- Judicial, Administrativo e Trabalhista: substitui o depósito judicial nos mais variados tipos de ações, inclusive trabalhistas.
- Depósito Recursal: a apólice substitui o depósito que o tomador precisa realizar a cada recurso em ação trabalhista.
- Imobiliária: garante a conclusão da obra e a entrega da unidade de acordo com as especificações previstas em contrato, ou a devolução das prestações pagas caso seja constatada a impossibilidade do término da construção.
- Aduaneiro: garante o pagamento dos tributos devidos à Receita Federal pelo importador nos casos de:
– admissão temporária: importação de bens que devem permanecer no país por um determinado prazo, com suspensão de tributos;
– trânsito aduaneiro: transporte de mercadorias entre um local e outro, sob controle aduaneiro;
– drawback: importação de bens a serem exportados após beneficiamento ou, ainda, destinados à fabricação, complementação ou acondicionamento de outro bem a ser exportado e que, por isso, tem o pagamento de impostos suspenso;
– determinação de valor aduaneiro: suspensão de tributos quando existir divergência entre o valor informado pelo importador e o valor referência da Receita Federal.
Para saber mais, entre em contato conosco!